TRATAMENTO DE CANAL
. O que é o tratamento de canal?
No consultório do dentista, é possível não só prevenir mas também reverter problemas sérios nos dentes. É o que fazemos com o tratamento de canal, geralmente empregado em casos de fratura dentária ou cárie profunda.
O tratamento consiste na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local. A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Os sintomas mais comuns de que há algo errado ali são dores, que podem até irradiar para a face, inchaço e sensação de latejamento. Quanto mais rápido o paciente procurar um dentista melhor pois o tempo pode ser um inimigo no tratamento.
Durante a consulta o dentista vai conversar com o paciente para entender as causas da dor ou do inchaço. Na sequência, realizará exames físicos, testes de sensibilidade da polpa do dente e exames complementares como radiografias para identificar se há alguma infecção. Somente depois desses procedimentos é que poderá indicar ou não o tratamento de canal.
Para a remoção da polpa danificada, o paciente é submetido à anestesia local. Depois, o profissional retira todo o conteúdo do interior do dente, limpa a região afetada e, em seu lugar, a preenche com um material em formato de cone em cada canal.
Depois do tratamento dos canais concluídos, o dente deverá ser restaurado o quanto antes, e para dar maior resistência, pode ser necessário um pino de fibra, principalmente quando o dente se encontra muito danificado. A seguir, a coroa do dente será restaurada com uma resina ou com uma peça protética.
A odontologia tem se desenvolvido e os tratamentos, mais certeiros, causam cada vez menos desconfortos. Com isso vem aumentando o índice de resultados positivos. Hoje o tratamento de canal ainda é a melhor solução para restaurar um dente com a polpa danificada. Ainda assim, o melhor remédio continua sendo a prevenção.